A cada R$ 100,00 em compras feitas no comércio eletrônico no Tocantins, R$ 11,40 é tentativa de fraude. O número representa 11,4% do total das compras feitas por consumidores tocantinenses e aumentou em relação a 2014, quando o índice registrado foi de 8%. Os segmentos mais procurados pelos fraudadores no Estado são os de celulares (21,2%), automotivo (20,7%), beleza (18,5%), eletrônicos (16,2%) e games (16,1%). Os números acompanham o aumento das tentativas de fraude registradas na região Norte, que em 2014, apresentou 7,1% e em 2015 entrou no ranking com 7,7% .A pesquisa apresentada no Mapa Clearsale de Fraude no Brasil, aponta que a cada minuto no País foram registrados mais de R$ 3,6 mil em tentativas de fraude nas compras feitas pela internet e por isso o especialista em E-commerce, Henrique Martins, relata que “o crescimento nas tentativas de fraude foi maior que o aumento do número de pessoas boas comprando”. Em 2014 o risco de fraude em compras online era de 3,9% no Brasil e em 2015 chegou a 5,6%. De acordo com Martins, a tentativa analisada pelo mapa é aquela realizada por terceiro que utiliza o cartão de crédito. “O crédito é o mais utilizado pelos fraudadores e é importante lembrar que hoje as pessoas de má fé utilizam os dados das pessoas de bem para meio ilegal.”A analista de sistemas Chrisley Kelly de Medeiros foi vítima ao efetuar uma compra pela internet. “Digitei todas as informações do cartão, o código de segurança e logo depois tive todas as informações do cartão copiadas por algum programa da internet. Meu cartão foi clonado e no mesmo dia foi utilizado em vários lugares, inclusive em São Paulo. Foram feitas compras na internet, reserva de hotel e a administradora do cartão não entrou em contato para confirmar as compras.”Segundo Chrisley, a fraude só foi percebida quando a fatura do cartão chegou e apresentava compras que ela não tinha feito. “Quando vimos, ligamos na administradora do cartão, fizemos a reclamação e provamos que as compras não eram nossas e o valor referente às compras foi estornado sem nenhum problema.”SegurançaO aumento de tentativas de fraude na região Norte e no Estado é motivado, conforme explicou Martins, pela maturidade do comércio eletrônico, ou seja, o nível em que as pessoas estão acostumadas a comprar por meio online. É esta maturidade que contribui para garantir que os consumidores não sejam vítimas dos fraudadores. “Nunca tivemos tanta segurança online e é aí que é importante tomar alguns cuidados”, alerta o especialista.Martins considera que é preciso tomar cuidado, por exemplo, com sites falsos que vão direcionando o internauta e são muito parecidos com os reais. “É bom pesquisar bem antes de efetuar as compras. Hoje um dos meios mais utilizados são os phishing com promoções, ganhadores de sorteios e acabamos passando dados que são utilizados por fraudadores.”Além desses sites maliciosos, ele lembra que em uma compra online o site “nunca” vai pedir a senha do cartão, mas apenas as informações como número, validade e código de segurança. “Se pedir senha já tenha dúvida e suspenda a compra imediatamente”, alerta o especialista.O estudo trouxe ainda dados quanto às compras feitas por meio de celular em sites e também aplicativos. Mais uma vez a região Norte se destacou negativamente. Foram registradas 8,6% de tentativas de fraude. “As pessoas ainda estão se acostumando a comprar online e mais ainda pelo celular”, diz Martins.