A Polícia Federal (PF) realiza nesta quinta-feira, 29, a 25ª edição da Operação "Lesa Pátria", com oito mandados expedidos para o Tocantins. A operação investiga suspeitos de fomentar e financiar os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes golpistas invadiram as sedes dos três poderes em Brasília (DF).

O JTo questionou a polícia sobre quais são as cidades no estado alvos da operação, mas a PF disse que não possui a  lista por cidades. “As demais informações estão restritas à nota”.

Ao todo, são cumpridos 34 mandados judiciais, desse total são 24 de busca e apreensão, três de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme divulgado em nota, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que a quantia dos danos causados ao patrimônio público possa chegar à R$ 40 milhões.

"Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido", destacou a PF.

A PF informou ainda que os mandados estão são cumpridos em sete estados e no Distrito Federal, distribuídos da seguinte forma:

Mandados de busca e apreensão

Tocantins: 8

São Paulo: 6

Mato Grosso do Sul: 8

Paraná: 3

Rio Grande do Sul: 1

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 2

Mandados de prisão preventiva

São Paulo: 1

Distrito Federal: 2

Monitoramento com tornozeleira eletrônica

Mato Grosso do Sul: 1

Paraná: 3

Rio Grande do Sul: 1

São Paulo: 1

Minas Gerais: 1