Com o Dia dos Namorados se aproximando, a corrida pelos presentes já começou. A data, uma das mais aguardadas tanto por casais quanto pelo comércio pois movimenta diversos setores do varejo. Esse ano o comércio de Palmas espera vender cerca de 5% a mais que no mesmo período no ano passado. Conforme uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, e repassada para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, cerca de 59% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados neste ano. De acordo com o levantamento, 56% dos consumidores afirmam que devem comprar um único presente, enquanto 32% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,5 presentes. Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 238 com os presentes do Dia dos Namorados. Com isso, estima-se movimentar R$ 22,81 bilhões no varejo e serviços. Entre os que pretendem presentear, estão os (as) esposos (as), com 54% e os (as) namorados (as), com 37%. Com relação aos presentes mais procurados, perfumes, cosméticos e maquiagem lideram o ranking, com (39%), seguido de roupas (37%), calçados (24%), um jantar (20%) e bombons e chocolates (18%). Conforme divulgado por assessoria o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, afirmou que “A expectativa é que as vendas cresçam em torno de 5% no mês de junho”. Segundo ele, para isso acontecer os comerciantes “devem engajar, com promoções e com produtos bem expostos, para que o consumidor tenha facilidade de encontrar o presente para o Dia dos Namorados ou o produto que ele precise comprar”, completou. Procon O Procon Tocantins também divulgou dicas para os consumidores comprarem com segurança durante o período. Entre as orientações estão: -Pesquise Preços: Compare os preços dos produtos e serviços desejados. Sempre que possível, opte por pagar à vista ou em pequenas parcelas sem juros. -Atenção aos itens expostos: Todos os produtos devem ter os preços claramente indicados. Isso inclui o preço à vista, as condições de pagamento parcelado e a taxa de juros, tanto nas vitrines quanto no interior das lojas -Formas de Pagamento: O estabelecimento deve informar claramente as formas de pagamento aceitas em um local de fácil visualização. -Reservas em Restaurantes: Para quem planeja um jantar romântico, é aconselhável fazer reserva antecipada. Além disso, o estabelecimento deve informar, por meio de cartazes ou adesivos, se aceita cartão de crédito e quais bandeiras são aceitas. -Taxas de Serviços: Ao consumidor é facultado o pagamento de 10% sobre a conta, ou seja, paga se quiser. - Atendimento Preferencial: Casais com mais de 60 anos têm direito a atendimento preferencial, e os restaurantes devem respeitar essa regra. -Direitos em Ofertas:Produtos em promoção também estão protegidos pelos direitos do consumidor. Se houver defeitos, o cliente tem direito ao reparo ou reembolso. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC). -Prazos de Garantia: O prazo de troca é de 30 dias para itens não duráveis, como alimentos, e de 90 dias para itens duráveis, como celulares, roupas, calçados e etc. -Comprovantes de Compras: Guarde a nota fiscal e registros das compras, como capturas de tela e fotos de produtos defeituosos. Caso o consumidor se sinta lesado ou tenha algum problema com produtos ou serviços adquiridos, basta procurar o Procon para registrar a reclamação pelo Disque 151 ou pelo Whats Denúncia no número (63) 99216-6840. *Raquel Oliveira é integrante do programa de estágio entre Jornal do Tocantins e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob orientação de Raphael Pontes.