Maior campeã da Folha Top of Mind 2019, a Samsung oferece cursos e treinamentos gratuitos na área de tecnologia, por meio do programa Samsung Ocean, em sedes em São Paulo e em Manaus (AM).Por causa da pandemia, a fabricante sul-coreana disponibilizou os cursos de forma online, que antes ocorriam exclusivamente em três laboratórios de inovação da Samsung no país: dois na USP e um na Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus.As oficinas gratuitas e abertas ao público abordam diversos temas relacionados à tecnologia, como desenvolvimento de aplicativos, ciência de dados, inteligência artificial, jogos digitais e realidade aumentada. Inscrições podem ser feitas pelo site oceanbrasil.com ou via aplicativo Samsung Ocean (disponível na Play Store).Já a capacitação tecnológica gratuita dura cerca de seis meses com aulas práticas, eventos e sessões de mentoria sobre tecnologia e empreendedorismo, nos três laboratórios de inovação —em São Paulo e em Manaus—, equipados com ferramentas da Samsung.O objetivo do programa, que surgiu em 2014, é desenvolver soluções tecnológicas para problemas do mundo real e fomentar a criação de startups. É voltado a universitários, desenvolvedores, designers, empreendedores e qualquer pessoa interessada.Para participar do processo seletivo, é preciso ter 18 anos ou mais e fazer a inscrição em grupo de três a seis pessoas. A equipe deve identificar um problema real e sugerir uma solução original usando a tecnologia, que será desenvolvida ao longo do curso, com apoio da empresa global.Estão abertas no site, até 4 de setembro, as inscrições para o treinamento na unidade de Manaus, com aulas à distância.A empresa global também disponibiliza cursos online gratuitos na plataforma Code IoT, iniciativa voltada principalmente a jovens estudantes e professores. Nas aulas, voltadas às áreas de programação, eletrônica e robótica, é possível aprender a criar jogos e animações, aplicativos para celulares e a montar circuitos eletrônicos.Disponíveis até setembro, as atividades estão com inscrições abertas para qualquer pessoa interessada —basta criar uma conta gratuita no site.Para Roman Cepeda, vice-presidente de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung no Brasil, iniciativas como essas fortalecem a imagem na companhia no país e contribuem para a marca ser uma das mais lembradas pelos brasileiros, segundo a pesquisa Datafolha.