O "Super Mario Run", o primeiro jogo do famoso encanador da Nintendo projetado para dispositivos móveis será lançado em 15 de dezembro, anunciou nesta terça-feira (15) a companhia.

O título custará cerca de US$ 10 nos Estados Unidos em seu formato completo, que contará com três modalidades diferentes de jogo, estará disponível para iPhone e iPad e será lançado em mais de 150 territórios.

O "Super Mario" chegará aos celulares e tablets e apresentará o personagem em seu universo habitual, comum nos jogos da franquia dos anos 1980 e 1990. No entanto, o personagem se movimentará continuamente numa espécie de corrida, e o usuário se encarregará de fazê-lo saltar, desviar dos inimigos e coletar moedas até que chegue são e salvo ao fim de cada fase.

A Nintendo adiou sua chegada ao universo dos jogos para plataformas móveis e sua decisão de criar conteúdos para telefones se postergou até o segundo trimestre deste ano, quando a companhia lançou Miitomo, um aplicativo que é uma espécie de rede social e serviço de mensagens, protagonizado pelos avatares virtuais "mii".

No terceiro trimestre, a Nintendo ampliou sua gama de aplicativos com o jogo "Pokémon Go", o produto que convidava os usuários a saírem às ruas para "caçar" os monstrinhos famosos desta série de animação japonesa que se transformou em um fenômeno e fez com que as ações da companhia dobrassem de valor.

Agora é a vez do "Super Mario", uma das principais referências da Nintendo. Foi seu criador, Shigeru Miyamoto, que anunciou em setembro que haveria um jogo para iPhone e iPad durante a apresentação do último modelo de telefone da Apple.