-Imagem (1.553241)Incentivar a leitura desde cedo pode ajudar o Brasil a aumentar o número de leitores. A estimativa é de que quase metade dos brasileiros não seja leitor regular e entre os motivos apontados estão a falta de tempo e a falta de paciência. Nesta terça-feira, 7, Dia do Leitor, criado em homenagem ao suplemento literário do jornal O Povo, do Ceará, que ficou famoso por divulgar o movimento modernista cearense. O jornal foi fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.Desde então, o Brasil melhorou as taxas de analfabetismo, mas ainda hoje enfrenta o desafio de fazer com que as pessoas tenham o hábito de ler. De acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, 44% dos brasileiros com mais de 5 anos não são leitores, o que significa que não leram nenhum livro nos últimos três meses.A pesquisa mostra também que ler está ficando mais difícil para os brasileiros, seja por falta de tempo ou de paciência. O índice dos que afirmam que não têm nenhuma dificuldade para ler diminui a cada edição da pesquisa. Eram 48% dos entrevistados em 2007, passando para 33% em 2015. Entre as dificuldades está a falta de paciência. Em 2007, 11% disseram não ter paciência para ler. Em 2015, esse percentual subiu para 24%."Acho que o desafio da próxima década é mostrar a importância da leitura, o prazer da leitura, começar a criar uma nova sociedade leitora. É difícil convencer um adulto que nunca teve o hábito de ler a começar a ler, [o desafio] é atrair as crianças", diz o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Marcos da Veiga Pereira.TocantinsConforme os dados da plataforma Pró-Livro, lançada em 2017, com o intuito de forma colaborativa construir um mapeamento de ações de fomento à leitura que são realizados no Brasil, o Tocantins conta com cerca de 20 projetos atuantes, ou que estiveram em atuação nos últimos dois anos, cadastrados na plataforma online. Confira: 1Book4LIFE - Livros Transformam Vidas - promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Amigos do Livro - promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Biblioteca Digital Nuvem de Livros - promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Clube de Leitura Blackout Virtual - formação de mediadores ou agentes de leitura, promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), criação / aperfeiçoamento de espaços da leitura/bibliotecas Coleção Regionais - A cultura brasileira em suas expressões - formação de mediadores ou agentes de leitura, promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), valorização / campanhas de promoção da leitura Dentro da História - promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), criação / aperfeiçoamento de espaços da leitura/bibliotecas, Formação de leitores em geral e de leitores de literatura Domínio Ao Público - daop.org.br - promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Era Outra Vez - formação de mediadores ou agentes de leitura, promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Faces de uma capa - promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Guia de Leitura - formação de mediadores ou agentes de leitura, promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Jornal Joca - formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Leitura em todos os cantos - visa favorecer o acesso à leitura e informação para o público com deficiência Ler É Bom, Experimente! - formação de leitores em geral e de leitores de literatura Linha de Leitura- formação de mediadores ou agentes de leitura, promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Mararona do Livro Infantil - promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Projeto de Leitura: Sessão de Autografos - promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), criação / aperfeiçoamento de espaços da leitura/bibliotecas, formação de leitores em geral e de leitores de literatura Projeto Trilhas - formação de mediadores ou agentes de leitura, promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Prêmio Espantaxim - Concurso Nacional Literário Infantil - promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Rede Nacional de Leitura Inclusiva - formação de mediadores ou agentes de leitura, promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), criação / aperfeiçoamento de espaços da leitura/bibliotecas Revista Conexão Literatura - formação de mediadores ou agentes de leitura, promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leitura Rodas de Conversa - promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), criação / aperfeiçoamento de espaços da leitura/bibliotecas, formação de leitores em geral e de leitores de literatura Storymax - Livros Digitais Interativos para Crianças e Jovens - formação de mediadores ou agentes de leitura, promoção do acesso ao livro (feiras, blogs, sites etc), formação de leitores em geral e de leitores de literatura, valorização / campanhas de promoção da leituraNacionalmenteA gerente de Cultura do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Elisabete Veras, também considera fundamental a leitura desde a infância. De acordo com ela, a relação com os livros começa com a proximidade. "O encantamento se dá pela relação, pelo contato com os livros, pela oportunidade de tocar, de vivenciar esse universo da imaginação. Por isso o acesso [aos livros] é tão importante", diz.Esse contato se dá, para muitos brasileiros, em escolas e nas bibliotecas. Elisabete defende as bibliotecas como espaços de diálogo, de palestras, de eventos, de exibições de cinema. "O acesso [aos livros] não pode ser pontual, tem que ter continuidade, para criar hábito. Para que se crie hábito, é preciso fazer parte da rotina, estar inserido no contexto [das crianças] e não ser uma eventualidade".Uma das metas da Rede Sesc de Bibliotecas para este ano é a criação de uma grande rede de clubes de leitura, valorizando a cultura de cada localidade e aproximando os autores dos leitores, sobretudo do público infantil. A Rede conta hoje com 309 bibliotecas fixas e 57 unidades móveis (BiblioSesc), nas quais estão inscritos 272 mil leitores. Segundo Elisabete, já existem iniciativas locais, agora a intenção é integrar os projetos.Já o Ministério da Educação (MEC) lançou, no mês passado, o programa “Conta pra Mim”, que estimula a leitura de livros infantis no ambiente familiar. A pasta disponibilizou uma cartilha para orientar os pais e responsáveis, além disso, o MEC vai destinar R$ 45 milhões para implantar o “Cantinho Conta pra Mim” em 2020. São cinco mil espaços que serão criados em creches, pré-escolas, museus e bibliotecas, até o fim de 2020, para receber as crianças e ensinar os pais a praticar as técnicas em casa.Além disso, uma bolsa de incentivo, entre R$ 300 e R$ 400, será paga a professores da rede pública estadual e municipal para trabalhem as atividades nesses locais. A ideia é o oferecer a cada família três oficinas com duração de uma hora, cada. Os tutores serão qualificados em um curso semipresencial. O recurso também será utilizado para a confecção de “kits de literacia”, com distribuição de livros infantis, caderno de desenho, giz de cera e o guia de orientações.